Prova de performance Canchim

Canchim divulga resultados da prova de performance na CRV Lagoa

Chegou ao fim mais uma prova de performance da raça Canchim no CRV Lagoa, em Sertãozinho, SP. O vencedor é Urdado Canta Galo, de propriedade de Valentim Irineu Suchek. O tourinho nascido na Estância Canta Galo, em Itapetininga, SP, alcançou o maior índice CP, que reúne diferentes características em um só valor, prestigiando assim os animais mais harmônicos: 12,63.

“Estou muito contente com o meu campeão”, orgulha-se Suchek. Na prova do ano passado, outro animal de sua propriedade, Temático Canta Galo ficou em terceiro lugar no quesito ganho de peso diário, com 1,36 kg.

Em segundo lugar ficou Moderno da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes, que também é proprietário de Marítimo da Itamarati, o 11º colocado na prova. São dos criadores Ruth e João Paulo Porto o terceiro e o sexto colocados, Destino da Ipameri e Delta da Ipameri. A quarta colocação é de Urânio da Ilma, de Irineu Lopes Machado. O 5º e o 7º lugares foram conquistados por Nascente da Ipês e Nautilus da Ipês, de Raphael Nogueira de Freitas. Os tourinhos de Júlio Silvestre de Lima também se destacaram. Negócio SJ e Negrinho SJ ficaram em 8º e 10º lugares. Em 9º ficou Valor da Mombaça, de Petrônio Zica. Os resultados detalhados podem ser consultados através do link www.canchim.com.br/2010_avaliacao_final_canchim.pdf .

Por apresentarem os melhores índices CP, esses 11 tourinhos são classificados como TOP da raça e estão aptos para o 4º Leilão Virtual do CP CRV Lagoa. No entanto, apenas seis desses animais deverão ser leiloados: Moderno da Itamarati, Destino de Ipameri, Urânio da Ilma, Nascente da Ipês e Negócio SJ e Negrinho SJ. O evento será realizado neste dia 23 de outubro, sábado, às 17 horas, com transmissão pelo Canal do Boi. 

O teste de performance do CRV Lagoa é considerado de extrema importância pelo departamento técnico da ABCCAN. Mais do que uma simples prova de ganho de peso, é uma avaliação genética que leva em conta aspectos como peso final ajustado para a idade do animal; ganho médio diário no período pós desmama ajustado para a idade; perímetro escrotal; área de olho de lombo medida através de ultrassonografia; espessura de gordura subcutânea; marmoreio e conformação de carcaça.

No total participaram 38 tourinhos dos criatórios de Francisco Fernando Fontana, da família Henrique De Geus, Irineu Lopes Machado, João Paulo Porto, Julio Silvestre de Lima, Luiz Carlos Dias Fernandes, Mário Nascimento de Paula Xavier, Petrônio Zica, Raphael Nogueira de Freitas, Valentim Irineu Suchek e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *