Canchim Canta Galo no Leilão Genética Canchim

Canchim Canta Galo tem 11 tourinhos Canchim participando da PCAD – Prova Canchim de Avaliação de Desempenho, prova da Abccan e supervisão Embrapa, prova que acontece no confinamento da Coplacana em Piracicaba. Canta Galo colocará no leilão os 3 tourinhos melhores avaliados na prova. Oferecerá também um lote de 5 novilhotas registradas e 2 lotes de touros participantes da PCAD do ano anterior, touros prontos para o trabalho.
Canchim Canta Galo convida seus clientes e parceiros a participar do leilão na Coplacana no dia 09 de novembro, com almoço beneficente e leilão a seguir.
O martelo será conduzido por Devanir Ramos, o leileiro que mais entende de Canchim no cruzamento industrial, na pecuária de alto rendimento e da melhor qualidade de carne.
O leilão tem a coordenação dos Canchinzeiro Emilio Gouvêa, Carlos Alberto Meirelles e Tiago Bastos, oferecendo o melhor da genética Canchim, num só lugar.

Canchim em Rondônia

25 Touros Canchim para Pimenta Bueno/RO

Valentin e Augusto e esposa, vistoriando os touros Canchim Canta Galo

Para um fornecedor de touros de qualidade, como a Canta Galo, bom é vender; melhor é ter o cliente repetindo compra de mais touros, uma demonstração de confiança na qualidade do produto.

Touros Canchim Canta Galo para Rondônia

Pecuarista Antonio Augusto Polizello, com esposa e filho Augusto, na visita em 06.04.14, quando compraram 9 touros Canchim Canta Galo, touros que irão para a Fazenda Boa Esperança em Pimenta Bueno/Rondônia.

Foram também comprados 3 touros para o pecuarista Valcimar Nunes Gomes para sua fazenda em Cacoal/Rondônia.

Augusto usa touro Canchim no cruzamento industrial há mais de 20 anos, com grande sucesso. Faz inseminação com Aberdeen e Limousin, e também com Canchim, e informa que o meio-sangue Canchim tem precocidade e alto ganho de peso.

Augusto atesta que touro Canchim é imbatível na monta a campo e, com a qualidade dos bezerros, Canchim é o touro que ele reforça a cada ano.

Touros Canchim Canta Galo para Parauapebas/Pará

Em 30 de janeiro de 2014 partiu um carga de 15 touros Canchim Canta Galo para Parauapebas/Pará.

Os touros foram comprados pelos pecuaristas Devanir Martins, Altair Borba e Cleverland Carvalho Araujo.

A viagem de 2400 km foi feita com parada de descanso em Goiás. Os touros chegaram todos em boas condições e, após uma semana de adaptação, foram colocados a serviço, e viraram a atração das fazendas.

Existe um interesse crescente na região para o cruzamento industrial, e o touro Canchim é imbatível na monta a campo mesmo nas condições de clima tropical.

Parcerias no Pará

Canchim Canta Galo estrutura parceria no Sul do Pará

No início de janeiro, Valentin Suchek recebeu em sua propriedade (Canchim Canta Galo em Itapetininga/SP) a visita de três pecuaristas, Adval Barreto, Adriana Silva e Francisco Gomes, pecuaristas do Sul do Estado do Pará, região de Rio Maria e Redenção. Eles buscavam maiores informações sobre o desempenho do touro Canchim, no cruzamento a campo em clima tropical. Ao final da visita o trio não teve dúvidas quanto as potencialidades da raça e encerraram a visita adquirindo uma carga fechada de touros com idade média de 2,5 anos.

O objetivo maior da aquisição dos touros Canchim é atender a crescente demanda por bezerros cruzados no sul do Pará, tanto para engorda a pasto, quanto para engorda em confinamento. A crescente exportação de boi vivo pelo porto de Belém/Pará tem também dado preferência a animais cruzados. Interessados em produzir bezerros precoces, os pecuaristas decidiram apostar no touro Canchim, diante das vantagens de cobertura a campo, no cruzamento e na produção de bezerros cruzados, rústicos e precoces.

Herminio Francisco Gomes, empresário nascido em Minas Gerais, que investe em pecuária no Pará mas reside há 20 anos nos USA, no início de sua jornada nos USA, trabalhou em confinamento no Texas, e de lá trouxe a convicção do ganho de peso do Charolês, que nas condições tropicais é transmitido pelo touro Canchim. Já Adval Barreto, empresário, e Adriana Silva, pecuarista, buscam maior valor agregado em bezerros cruzados, para melhorar a rentabilidade de seus empreendimentos.

Diante disso, Valentin Suchek vislumbra crescentes oportunidades de negócios no sul do Pará, com abertura de uma nova frente para touros Canchim. “Esta primeira carga de touros Canchim para o Pará foi com certeza o início de uma boa parceira, para benefício de ambas as partes “.

Campeão coleta Sêmen

Urdado Canta Galo tem sêmen coletado na Central Bela Vista

Vencedor da raça Canchim na prova de performance da CRV Lagoa em 2010 e classificado como TOP 0,5 pelo programa Geneplus-Embrapa, o reprodutor Urdado Canta Galo já está na Central Bela Vista, em Pardinho, SP. A campanha de coleta de sêmen começa com 1.500 doses e poderá ser estendida conforme a demanda.

Nascido na Estância Canta Galo, em Itapetininga, SP, o reprodutor alcançou no ano passado o maior índice CP na CRV Lagoa, que reunia diferentes características em um só valor, prestigiando assim os animais mais harmônicos. Obteve 12,63, enquanto o segundo e o terceiro colocados atingiram 9,76 e 9,35, respectivamente.

“Conseguir um animal com esta qualidade é tão raro como encontrar uma agulha no palheiro”, compara Valentim Suchek, proprietário da Canta Galo. “É material genético que quero colocar a serviço do meu plantel. Porém me sinto na obrigação de coloca-lo à disposição de outros canchinzeiros que queiram dar um choque de sangue ou de melhoramento nos seus plantéis”.

Segundo Suchek, Urdado tem destaque também no programa de avaliação de DEPs, da Embrapa, que o classifica como top 0,5%. “Isso confirma, mais uma vez, sua posição de destaque no índice geral da raça”.

Antes de seguir para coleta de sêmen, Urdado foi aproveitado na cobertura a campo na Estância Canta Galo. O nascimento de suas crias está previsto para o próximo mês de abril.

Com a experiência de quem seleciona Canchim há quase 20 anos, ele conta que investe no melhor da base genética disponível. “Estou convencido de que já temos uma genética suficientemente ampla dentro da raça. E em vez de dispersar esforços na permanente busca de novas linhagens, creio que podemos e devemos extrair o melhor do que já temos”, defende.

Ele não descarta o benefício da ampliação da base genética quando há oportunidades, mas insiste que a raça Canchim já tem grandes qualidades. “Precisamos promover todas essas vantagens para a pecuária brasileira, para os pecuaristas e para o consumidor, que terá uma carne de primeira qualidade”. 

O trabalho de seleção de Canchim PO na Canta Galo começou com a compra de animais de criadores renomados. E como Suchek destaca, o surgimento do Urdado Canta Galo demonstra o acerto de sua visão ao prestigiar o grande esforço empreendido pelos antigos canchinzeiros.

A produção da Estância Canta Galo, que já era reconhecida em toda a região e também em outros estados, como Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso, para os quais chega a vender 100 tourinhos por ano, está sendo ampliada com a preservação de sua qualidade. 

Executivo de grande empresa multinacional, Suchek se aposentou recentemente e passou a se dedicar mais à propriedade. Como seu objetivo é manter o alto padrão da produção de animais rústicos a campo, restringe sua participação em exposição de gado elite à ExpoAgro, evento que acontece todo mês de abril no mesmo parque de eventos no qual o núcleo paulista da Associação Brasileira de Criadores de Canchim construiu e mantém a Casa do Canchim.

Cruzamento Industrial

Canchim da Canta Galo abastece cruzamento industrial no Pantanal

Mais que ver de perto jacarés e toda a rica fauna do Pantanal durante visita a uma fazenda, Valentim Suchek, da Estância Canta Galo, localizada em Itapetininga, SP, vislumbrou a possibilidade de um novo negócio: o fornecimento de touros Canchim para o cruzamento industrial. Afinal, a raça se adapta muito bem às condições especiais da região pantaneira. “Feitos os testes iniciais, os reprodutores foram aprovados pelo pecuarista, que resolveu entrar efetivamente no cruzamento em maior escala. Optou por utilizar o touro Canchim em cima de vaca Nelore ou anelorada e assim obter precocidade sem perder a rusticidade”, afirma Suchek.

No começo de fevereiro, o selecionador enviou para lá um lote de 18 animais puros registrados, rústicos a campo, na faixa de 20 meses de idade, com andrológico confirmado. Só não mandou 20, como da primeira vez que o mesmo cliente fez encomenda, para maior conforto dos animais na viagem longa, de 1500 quilômetros. Nessa fazenda do Pantanal, segundo ele, o produtor costumava repor 4 a 6 touros Nelore a cada ano. Agora, o plantel está completo com touros Canchim. Futuras demandas dependem da expansão do plantel de matrizes.

Difundir as vantagens do cruzamento industrial com o touro Canchim é um trabalho que Suchek realiza na vizinhança de suas propriedades, bem como em outros Estados. Em Rondônia, na região de Ariquemes, já forneceu touros para um empreendimento pecuário administrado por um fundo de investimentos do Rio de Janeiro. Os reprodutores Canchim eram levados por um comerciante de touros de Araçatuba, que prestava o serviço de logística para este cliente. “Como o frete para Rondônia tem um custo elevado, da ordem de mil reais por animal, aconselhei o cliente a buscar touros da raça no Brasil Central, Goiás ou Brasília e entendo que assim ele passou a fazer”, explica Suchek.A Canta Galo tem um plantel próximo a 600 animais, o que permite produzir de 80 a 100 tourinhos de qualidade por ano e atender até mesmo parte da demanda aquecida dos meses recentes. Para tal produção, o que não falta é material genético de primeira. “Tendo um plantel de qualidade, e sendo correto na comercialização de qualidade, isto é na verdade é um grande abre-portas para novas vendas”, diz o selecionador, que desde 1992 cria animais puros e é um crítico da comercialização dos chamados animais MA, que ele classifica de “meia-cuia”.

Entre os touros diferenciados produzidos na Estância estão Mangote Canta Galo, classificado pelo Programa Geneplus, da Embrapa, como top 0,1% da raça em 2010, e Urdado Canta Galo, campeão Elite Ouro na Prova do CRV Lagoa 2010, realizada em Sertãozinho. No índice que reúne diferentes características em um só valor, prestigiando assim tourinhos mais harmônicos, obteve 12,63. A vantagem é muito grande em relação ao segundo e o terceiro, que ficaram com índices de 9,76 e 9,35, respectivamente. “Ganhar um prêmio destes é coisa rara, certamente difícil de ser repetida, mas comprova que meu plantel nada fica a dever aos melhores da raça Canchim”, explica Suchek.

Junto com outros três tourinhos e quatro fêmeas, o campeão será inscrito no julgamento da raça que será realizado no dia 30 de abril, durante a Expoagro de Itapetininga. Apesar de poucos animais participantes, a expectativa de muitas medalhas é grande devido à alta qualidade genética. Embora não participe com freqüência das exposições justamente por se dedicar exclusivamente à produção do Canchim puro rústico a campo, ele participa anualmente do evento agropecuário de Itapetininga como forma de apoiar o município onde estão localizadas a Estância e a Itaforte, empresa de sua propriedade que produz inseticidas e fungicidas biológicos, para controle de insetos e pragas na agricultura, inclusive as cigarrinhas das pastagens e da cana-de-açúcar.

Prova de performance Canchim

Canchim divulga resultados da prova de performance na CRV Lagoa

Chegou ao fim mais uma prova de performance da raça Canchim no CRV Lagoa, em Sertãozinho, SP. O vencedor é Urdado Canta Galo, de propriedade de Valentim Irineu Suchek. O tourinho nascido na Estância Canta Galo, em Itapetininga, SP, alcançou o maior índice CP, que reúne diferentes características em um só valor, prestigiando assim os animais mais harmônicos: 12,63.

“Estou muito contente com o meu campeão”, orgulha-se Suchek. Na prova do ano passado, outro animal de sua propriedade, Temático Canta Galo ficou em terceiro lugar no quesito ganho de peso diário, com 1,36 kg.

Em segundo lugar ficou Moderno da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes, que também é proprietário de Marítimo da Itamarati, o 11º colocado na prova. São dos criadores Ruth e João Paulo Porto o terceiro e o sexto colocados, Destino da Ipameri e Delta da Ipameri. A quarta colocação é de Urânio da Ilma, de Irineu Lopes Machado. O 5º e o 7º lugares foram conquistados por Nascente da Ipês e Nautilus da Ipês, de Raphael Nogueira de Freitas. Os tourinhos de Júlio Silvestre de Lima também se destacaram. Negócio SJ e Negrinho SJ ficaram em 8º e 10º lugares. Em 9º ficou Valor da Mombaça, de Petrônio Zica. Os resultados detalhados podem ser consultados através do link www.canchim.com.br/2010_avaliacao_final_canchim.pdf .

Por apresentarem os melhores índices CP, esses 11 tourinhos são classificados como TOP da raça e estão aptos para o 4º Leilão Virtual do CP CRV Lagoa. No entanto, apenas seis desses animais deverão ser leiloados: Moderno da Itamarati, Destino de Ipameri, Urânio da Ilma, Nascente da Ipês e Negócio SJ e Negrinho SJ. O evento será realizado neste dia 23 de outubro, sábado, às 17 horas, com transmissão pelo Canal do Boi. 

O teste de performance do CRV Lagoa é considerado de extrema importância pelo departamento técnico da ABCCAN. Mais do que uma simples prova de ganho de peso, é uma avaliação genética que leva em conta aspectos como peso final ajustado para a idade do animal; ganho médio diário no período pós desmama ajustado para a idade; perímetro escrotal; área de olho de lombo medida através de ultrassonografia; espessura de gordura subcutânea; marmoreio e conformação de carcaça.

No total participaram 38 tourinhos dos criatórios de Francisco Fernando Fontana, da família Henrique De Geus, Irineu Lopes Machado, João Paulo Porto, Julio Silvestre de Lima, Luiz Carlos Dias Fernandes, Mário Nascimento de Paula Xavier, Petrônio Zica, Raphael Nogueira de Freitas, Valentim Irineu Suchek e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Canchim CantaGalo para RO

Canchim da Estância Canta Galo reforça gado de Rondônia

O reconhecimento da qualidade dos touros Canchim a campo da Estância Canto Galo vai além das fazendas das cidades da região de Itapetininga, SP, onde está localizada. Depois de passar a abastecer também outras regiões de São Paulo, como Jundiaí, a propriedade passou a mirar outros Estados, como Tocantins. Mais recentemente, chegou a Rondônia. “Muitos pecuaristas de lá me procuram em busca de touros rústicos Canchim para melhorarem a carcaça de seus rebanhos”, diz Valentim Suchek, proprietário da Estância Canta Galo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia tinha 11 milhões de cabeças. Em 2008, o Estado ocupou o quinto lugar no ranking brasileiro de exportadores de carne. O produto representa 60% de todas as exportações.

De acordo com Suchek, é grande o retorno dos compradores, que sempre voltam para adquirir novos animais. “Só o fato de voltarem já é sinal da satisfação com os touros. Mas eles ainda comentam sobre os ganhos que têm com a melhoria da qualidade de seus rebanhos fruto do cruzamento entre fêmeas Nelore e reprodutores Canchim”, diz Suchek.

A Estância Canta Galo tem hoje 600 cabeças de Canchim puro, entre eles touros, matrizes e bezerros, todos com certificado de registro na Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN). A produção começou em 1992. De lá para cá, além de fornecer reprodutores a campo, a propriedade fez diversos campeões de pista, como Regato CG, primeiro lugar na categoria touro jovem na 24ª Exposição Nacional Canchim, realizada em 2008, durante a Feicorte, e segundo lugar na Exposição Agropecuária de Itapetininga 2008, na mesma categoria. Outro exemplo é Mambo CG, primeiro prêmio touro adulto em Itapetininga 2005. “Desde que implementadas as orientações técnicas da ABCCAN, é possível obter animais rústicos, precoces e com excelentes índices zootécnicos”, garante o pecuarista.