Canchim Canta Galo estrutura parceria no Sul do Pará
No início de janeiro, Valentin Suchek recebeu em sua propriedade (Canchim Canta Galo em Itapetininga/SP) a visita de três pecuaristas, Adval Barreto, Adriana Silva e Francisco Gomes, pecuaristas do Sul do Estado do Pará, região de Rio Maria e Redenção. Eles buscavam maiores informações sobre o desempenho do touro Canchim, no cruzamento a campo em clima tropical. Ao final da visita o trio não teve dúvidas quanto as potencialidades da raça e encerraram a visita adquirindo uma carga fechada de touros com idade média de 2,5 anos.
O objetivo maior da aquisição dos touros Canchim é atender a crescente demanda por bezerros cruzados no sul do Pará, tanto para engorda a pasto, quanto para engorda em confinamento. A crescente exportação de boi vivo pelo porto de Belém/Pará tem também dado preferência a animais cruzados. Interessados em produzir bezerros precoces, os pecuaristas decidiram apostar no touro Canchim, diante das vantagens de cobertura a campo, no cruzamento e na produção de bezerros cruzados, rústicos e precoces.
Herminio Francisco Gomes, empresário nascido em Minas Gerais, que investe em pecuária no Pará mas reside há 20 anos nos USA, no início de sua jornada nos USA, trabalhou em confinamento no Texas, e de lá trouxe a convicção do ganho de peso do Charolês, que nas condições tropicais é transmitido pelo touro Canchim. Já Adval Barreto, empresário, e Adriana Silva, pecuarista, buscam maior valor agregado em bezerros cruzados, para melhorar a rentabilidade de seus empreendimentos. Diante disso, Valentin Suchek vislumbra crescentes oportunidades de negócios no sul do Pará, com abertura de uma nova frente para touros Canchim. “Esta primeira carga de touros Canchim para o Pará foi com certeza o início de uma boa parceira, para benefício de ambas as partes “. |